Lição 09 - Andemos em Novidade de Vida

Texto Áureo: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" - Romanos 12.2

Texto Bíblico Básico: Números 13.17,25-28,30; II Coríntios 4.5,6



A MENTE E AS AÇÕES HUMANAS
Os Doze Espias de Israel

Saindo do Egito, os israelitas dirigiram-se ao deserto. Canaã ficava bem perto e poderia ser alcançada em poucos dias, mas o povo precisava, antes disso, receber a lei do Senhor. Ficaram, portanto, junto ao monte Sinai e depois partiram para a Terra Santa. Existe um tempo apropriado para todo propósito (Ec 3). Não podemos antecipar ou atrasar, mas precisamos de uma direção de Deus e sabedoria para discernir a ocasião propícia. Canaã, embora tenha sido prometida, precisava ser conquistada. Assim acontece com muitas promessas de Deus que envolvem o esforço humano em sua concretização. Ali chegando, nas imediações de Cades-Barnéia, Moisés escolheu doze homens, um de cada tribo, para entrarem em Canaã numa missão de reconhecimento (Nm 13). Aqueles homens eram a elite de Israel, doze príncipes, líderes das tribos, pessoas especiais. Sua convocação foi uma grande honra. Todos aceitaram e atenderam ao chamado. Naquele momento, todos os espias pareciam iguais, podendo ser considerados como exemplos de coragem. Entretanto, passariam por um teste, como acontece a todo servo de Deus em todos os tempos. O teste haveria de revelar o caráter de cada um. Moisés colocou diante deles um desafio: entrar na terra, observá-la e sair, trazendo algumas amostras do seu fruto. Todos os que são chamados e escolhidos por Deus encontrarão desafios em seu caminho. Estes não vêm para nos destruir, mas para nos fazer crescer. Desafios são, quase sempre, oportunidades, degraus para alcançarmos novos patamares na vida. Aqueles doze homens estavam diante de uma grande chance. Moisés não poderia espiar a terra sozinho. Surgiu então a oportunidade para que os novos líderes pudessem despontar. Daquele grupo sairia o sucessor de Moisés. Não devemos fugir dos desafios que podem nos fazer avançar rumo ao propósito que Deus estabeleceu para nós, mas provocações inúteis ou contrárias devem ser rejeitadas. Não devemos orar pedindo que Deus evite ou elimine todos os problemas das nossas vidas. O que precisamos pedir é sabedoria para enfrentar e vencer as adversidades. Se encontramos grandes problemas em nosso caminho, eles serão oportunidades para grandes realizações e até milagres. Golias desafiou o exército de Israel. Davi aceitou e venceu o desafio. Aquele episódio foi um importante degrau para sua ascensão ao trono. Quem foge dos estudos, do trabalho, das dificuldades e dos problemas acaba passando para outros as chances de êxito e crescimento. Não devemos criar problemas, mas enfrentar os que surgem diante de nós. Os doze espias obedeceram a Moisés e cumpriram a missão, mas aquele era apenas o início de um longo processo. O próximo desafio seria muito maior, mas nem todos estavam dispostos a aceitá-lo. Depois de 40 dias, os emissários voltaram com um relatório que pode ser assim resumido: “Em Canaã tudo é muito grande, mas nós somos muito pequenos”. Descobriram que a terra era habitada por gigantes, entre os quais estavam os terríveis enaquins, filhos de Enaque. Os frutos também eram gigantescos. Trouxeram um cacho de uvas que precisava de dois homens para carregá-lo, além de alguns figos e romãs. Todos viram o mesmo cenário, mas os observadores dividiram-se em dois grupos: dez incrédulos e dois crentes. Dez espias disseram que não poderiam conquistar a terra, porque seus moradores tinham grande estatura. Dois espias, Josué e Calebe, declararam que poderiam conquistar com a ajuda de Deus. Os incrédulos estavam firmados em sua visão física. O que viram foi determinante na condução de suas decisões. Os outros dois estavam firmados na fé em Deus e na promessa. Acontecia ali o conflito entre ver e crer. O relatório pessimista era baseado na razão e na lógica humana. O relatório da fé estava fundamentado na palavra de Deus. Aqueles homens eram príncipes, mas viam-se como gafanhotos (Nm 13.33). Seria humildade? Não. Era um caso de autodepreciação em virtude da incredulidade. Aí está o problema da autoimagem negativa, que pode anular o potencial do indivíduo e do povo. Entretanto, a fé e a sabedoria podem superar a incapacidade humana. Quem pode deter uma nuvem de gafanhotos, quando vem sobre a lavoura? O fato de serem numerosos e unidos torna-os poderosos. Os filhos de Enaque não poderiam resistir aos filhos de Deus, mas aqueles dez espias não pensavam assim. A incredulidade destrói muitas qualidades. Eles não se lembraram que sobre os cananeus estava a maldição de Cão, enquanto sobre os israelitas estava a bênção de Sem, e de Abraão, Isaque e Jacó. A maioria nem sempre está certa, mas quase sempre prevalece. Foi o que aconteceu. O povo foi influenciado por aqueles 10 líderes incrédulos e as consequências foram terríveis. Naquele mesmo dia, os dez espias foram mortos pelo Senhor, e o povo foi condenado a andar errante pelo deserto durante 40 anos. Josué e Calebe também tiveram que passar todos aqueles anos no deserto, mesmo sem merecimento, pois Deus tinha um plano para toda a nação e não apenas para dois indivíduos. Muitas coisas podem acontecer em nossas vidas sem que mereçamos, mas por uma necessidade, por um propósito superior. Havia uma palavra de Deus para aquele povo, mas a palavra humana prevaleceu naquele momento. Aqueles que disseram que não poderiam conquistar a terra não a conquistaram. Os que declararam que poderiam, tomaram posse da terra muito tempo depois. Depois de 40 anos, Josué e Calebe tiveram a oportunidade de comprovarem, na prática, sua fé e suas palavras. Chegou o dia de enfrentarem o novo desafio: os gigantes de Canaã. Conforme os registros do livro de Josué, o povo de Deus venceu os cananeus e tomou posse da Terra Santa.
Os dez espias não foram derrotados pelos gigantes, mas por sua própria incredulidade, medo e covardia. Foram vencidos antes do combate.
A MENTE HUMANA: O AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO

Alguém pode perguntar: Como posso fazer para transformar a mim mesmo? Romanos 12.2 nos dá a resposta: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Há outra versão ainda mais interessante: “Não se amoldem às estruturas deste mundo, mas transformem-se pela renovação da mente, a fim de distinguir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que é agradável a ele, o que é perfeito”. Observe que a palavra “mundo” fala sobre o sistema estabelecido, em João 14.30, quando Jesus fala sobre o “príncipe deste mundo”. Há vários versículos bíblicos que se referem a este mundo a àquele que o governa: João 12.31: “Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo”. João 14.30: “Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo e nada tem em mim”. João 16.11: “E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado”. Efésios 2.2: “[...] em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência”. Ou seja, Paulo está nos alertando sobre o esquema do mundo, que é roubar, matar e destruir” (João 10.10). Há declaradamente uma briga entre dois sistemas: aquele que veio para “roubar, matar e destruir” e aquele que veio para trazer “vida em abundância” (João 10.10). Em grego, a expressão “transformai-vos” é metamorphousthe. Ou seja, Paulo nos convida a uma verdadeira metamorfose, mudar a forma, algo que é necessário, pois todos nós devemos passar pelo novo nascimento. “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do espírito e espírito. Aquele que não nascer da água e do espírito não herdará o reino de Deus” (João 3). A palavra “renovação” é curiosa. É algo novo que vem do alto. Nós vemos esse “algo novo que desce do alto” nos versículos “descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do altíssimo te envolverá” (Lucas 1.35) e “O Espírito Santo desceu sobre ele como uma pomba” (Lucas 3.22). Essa renovação só pode ser realizada pelo Espírito Santo. Pedro recebeu esta transformação em Mateus 16: “Não foi nem carne nem sangue quem te revelou isso, mas meu pai que está nos céus”. O termo “mente” está relacionado a  “conhecer”. Ou seja, renovar a mente é conhecer coisas novas, que não se descobre pela razão, mas pelo Espírito. É um tipo de conhecimento que procede do Espírito.

A GRANDE BATALHA ENTRE A FÉ E A INCREDULIDADE

Jesus estava capacitado pelo Pai, através da unção, para libertar os cativos, curar os enfermos e operar toda sorte de milagres. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos" (Lucas 4:18).


Jesus veio para anunciar o ano aceitável do Senhor. O ano do jubileu (Levítico 25:8-15). Ano da anistia geral, ano de libertação e bênçãos  para os pecadores. A benção de Deus, a cura, e os milagres estavam liberados através de Jesus, mas o povo de Nazaré não os recebeu, por causa da incredulidade. A incredulidade corta o fluxo das bênçãos de Deus em nosso favor. A incredulidade é como uma represa, ela impede que a água da plena salvação chegue até nós trazendo a libertação total.


 A fé nos conecta com o rio de milagres que foi providenciado pelo Senhor em sua obra redentora. A fé não olha as circunstâncias. A fé firma-se no que a Palavra diz e recebe o fluir de Deus. A fé não tem pressa. A fé bíblica, a fé que vem da Palavra de Deus, nunca fracassa, nunca desiste e experimenta o que está escrito. Jesus é a vontade de Deus em ação. Sua vontade é curar, libertar, restaurar completamente os pecadores. Não há má vontade em Deus, a incredulidade é que nos priva de suas bênçãos.

A mulher que sofria do fluxo de sangue agiu diferentemente dos conterrâneos de Jesus e experimentou o fluir das bênçãos de Deus. "Ouvindo ( a mulher do fluxo de sangue) falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua vestimenta. Porque dizia: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue, e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão e disse: Quem tocou nas minhas vestes?" (Marcos 5:27-30).  Sigamos o exemplo dessa mulher. Não vamos permitir que a incredulidade represe o fluir das bênçãos de Deus em nossas vidas!



Características da vida de uma pessoa que é dominada pela incredulidade:

1-     Duvidam das promessas de Deus, duvidando assim do próprio Deus (Num 13.27-32).
2-     Memória curta, se esquecem das bênçãos de Deus. O povo de Israel esqueceu-se de como Deus os havia tirado do Egito. Esses não entrarão na terra (Num 14.22). Quem é dominado pela incredulidade se esquece do bem que o Senhor lhe faz.
3-     Vive apenas do que seus olhos podem ver! (Num 13.27)
4-   Foca sua vida na impossibilidade, não posso, não vai dar, não vou conseguir, não adianta...
5-     Sua incredulidade é contagiante, uma pessoa incrédula pode contagiar muita gente (Num 13.32). 
6-     Tem complexo de inferioridade (Num 13.33).
7-     Os sinais de Deus foram fortes o suficiente para os tirar do Egito, mas não para tirar o Egito de dentro deles (Num 14.2-3). Sairam do Egito mas não perderam a mentalidade de escravo.
9-     Morre no deserto! Derrotado! Não vê a terra prometida (Num 14.35).

Características da vida de uma pessoa que é dominada pela fé:

1-      É otimista, animado! Age animosamente! (Num 13.30).
2-      O foco de sua atenção está em Deus (Num 14.8).
3-      Depende do Senhor (Num 13.8).
4-      Obedece a Deus (Num 14.9).
5-      Não é dominado pelo medo (Num 14.9).
6-      Anima e levanta os mais fracos (Num 14.9).
7-      As dificuldades são ingredientes para a vitória. Os 10 disseram serem como gafanhotos, os 2 disseram ser os inimigos como pão (Num 14.8). 
8-      Sabe que nunca está só (Num 14.9).
9-      Na hora da adversidade a Glória do Senhor os protege. A Glória do Senhor é sobre eles (Num 14.9).
10- São os que entram na terra da promessa! (Num 14.30). A vitória já está garantida.

FONTES DE PESQUISA


http://www.lagoinha.com
http://www.prednilsonfernandes.com
http://www.febiblica.blog.br/

IMAGENS ILUSTRATIVAS
Google

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?