Lição 12- Caminho Para a Santificação

"Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. Mas agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna"  - Romanos 6.20,22

Texto Bíblico Básico: Romanos 7.14-25


O QUE É SANTIFICAÇÃO





Santificação significa "tornar santo", "consagrar", "separar do mundo"e "apartar-se do pecado", a fim de termos ampla comunhão com Deus e servi-lo com alegria.

Além do termo, "santificar" (I Ts 5.23), o padrão bíblico da santificação é expresso em termos tais como: "Amarás ao Senhor Teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento" (Mt 22.37), "irrepreensíveis em santidade" (I Ts 3.13), "aperfeiçoando a santificação" (II Co 7.1), a "caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida"(I Tm 1.5), "sinceros e sem escândalo algum" (Fp 1.10), "libertados do pecado" (Rm 6.18), "mortos para o pecado" (Rm 6.2) "para servirem à justiça em santificação" (I Jo 3.22) e "vence o mundo"(I Jo 5.4). Tais termos descrevem, a operação do Espírito Santo mediante a salvação em Cristo, pela qual ele nos liberta da escravidão e do poder do pecado (Rm 6.1-14), nos separa das práticas pecaminosas deste mundo atual, renova a nossa natureza segundo a imagem de Cristo, produz em nós o fruto do Espírito e nos capacita viver uma vida santa e vitoriosa de dedicação a Deus (Jo 17.15-19,23; Rm 6.5,13,16,19)

Esses termos não subentendem uma perfeição absoluta, mas a retidão moral de um caráter imaculado, demonstrada na pureza do crente diante de Deus, na obediência à Sua Lei, e na inculpabilidade do crente diante do mundo (Fp 2.14,15; Cl 1.22). O cristão, pela graça que Deus lhe deu, morreu com Cristo e foi liberto do poder e domínio do pecado  (Rm 6.18), e por isso, não precisa nem deve pecar e sim obter a necessária vitória no seu Salvador, Jesus Cristo. Mediante o Espírito Santo, temos a capacidade de não pecar (I Jo 3.6), embora nunca cheguemos à condição de estarmos livres da tentação e da possibilidade do pecado.

A SANTIFICAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO

A santificação no Antigo Testamento foi a vontade de Deus manifesta para os israelitas; eles tinham o dever de levar uma vida santificada, separada da maneira de viver dos povos à sua volta. De igual modo, a santificação é um requisito para todo o crente em Cristo. As Escrituras declaram que sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). Os filhos de Deus são sanificados mediante a fé (At 26.18), pela união com Cristo em sua morte e ressurreição (I Jo 15.4-10), pelo sangue de Cristo (I Jo 1.7-9), pela Palavra (Jo 17.17), e pelo poder regenerador e santificador do Espírito Santo no seu coração (Jr 31.31; Rm 8.13). 

A santificação é uma obra de Deus com a cooperação do seu povo (Fp 2.12,13; II Co 7.1). Para cumprir a vontade de Deus quanto à santificação, o crente deve participar da obra santificadora do Espírito Santo ao cessar de praticar o mal (Is 1.16), ao se purificar "de toda imundícia da carne e do espírito"(II Co 7.1), e ao se guardar da corrupção do mundo (Tg 1.27)

A verdadeira santificação requer que o crente mantenha profunda comunhão com Cristo, mantenha comunhão com os crentes (Ef 4.15,16), dedique-se à oração (Mt 6.5-13; Cl 4.2), obedeça a Palavra de Deus (Jo 17.17), tenha consciência da presença e dos cuidados de Deus (Mt 6.25-34), ame a justiça e odeie e iniquidade (Hb 1.9), mortifique o pecado (Rm 6), submeta-se à disciplina de Deus (Hb 12.5-11), continue em obediência e seja cheio do Espírito Santo (Rm 8.14; Ef 5.18).

A SANTIFICAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO

Segundo o Novo Testamento, a santificação não é descrita como um processo lento de abandonar o pecado pouco a pouco. Pelo contrário, é apresentada como um ato definitivo mediante o qual, o crente, pela graça, é liberto da escravidão de Satanás e rompe totalmente com o pecado a fim de viver para Deus (Rm 6.18; II Co 5.17; Ef 2.4,6). Ao mesmo tempo, no entanto, a santificação é descrita com um processo vitalício, mediante o qual continuamos a mortificar os desejos pecaminosos da carne (Rm 8.1-17), somos progressivamente transformados pelo Espírito à semelhança de Cristo (II Co 3.18), e devotamos maior amor a Deus e ao próximo (Mt 22.37-39; I Jo 4.10-12,17-21).

A santificação pode significar uma outra experiência específica e decisiva, à parte da salvação inicial. O crente pode receber de Deus uma clara revelação da sua santidade, bem como a convicção de que Deus o está chamando para separar-se ainda mais do pecado e do mundo e andar ainda mais perto dele (II Co 6.16-18). Com esta certeza, o crente se apresenta a Deus como sacrifício vivo e santo e recebe da parte do Espírito Santo graça, pureza, poder e vitória para viver uma vida santa e agradável a Deus (Rm 12.1,2; 6.19-22).

FONTE DE PESQUISA

Bíblia de Estudo Pentecostal - Ed. Cpad

IMAGENS ILUSTRATIVAS

Google

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?