Galera de Cristo 09 - Liderança Espiritual

"Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar" - Josué 1.9

Um dos exemplos mais notáveis ​​de liderança na Bíblia é o exemplo de Moisés. Eu acho que é importante notar que ele aprendeu os princípios de liderança e a fé de seus pais (ver versículo 23) e ele aprendeu princípios de liderança e organização de seu sogro, Jetro (Êxodo 18:13-27 ). 
  
Moisés foi um aluno capaz e se torna um líder capaz, com grandes características de liderança. Hebreus 11 lista Moisés na grande galeria dos heróis da fé e descreve as características de liderança que lhe permitiu ter sucesso na imensa tarefa que lhe foi dada pelo Senhor.

I. Fé

Hebreus 11:24 “Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó”. 
  
Que incrível história de fé. Moisés, como você sabe, foi colocado pela fé no rio e salvo das águas pela filha do Faraó e levado para ser criado como seu próprio filho. No entanto, ele foi realmente criado por seus próprios pais que fizeram o papel de babá. 
  
Mas quando Moisés tinha certa idade, ele escolheu Deus e seu povo ao invés da casa, fama e riqueza de Faraó. Para isso foi necessário esperança e fé em Deus, mas isso é o que devemos ter para ser um grande líder para Deus. 
  
Hebreus 11:1 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”. 
  
Precisamos de pessoas de fé genuína na liderança cristã hoje.

II. Fidelidade

Hebreus 11:25 “escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado” 
  
A integridade é a solidez moral e ética. No plano físico, é uma integralidade ou totalidade não reduzida ou ininterrupta. Muitas pessoas em posições de liderança realmente não se qualificam para a liderança, porque eles são um fracasso na área da moralidade e da ética. Eles são um fracasso na área de sua relação com Deus e isso se nota em suas relações com o homem. 
  
Precisamos de mais pessoas com integridade na liderança cristã hoje.

III. Prevenção

Hebreus 11:26 “tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa”
  
Moisés viu o grande panorama não apenas os problemas do momento. Ele viu a grande figura de Deus. Muitos ficam focados na pequena figura... figura do homem. A grande figura de Deus é maior do que a figura do homem, não importa quão boa a figura do homem é. 
  
As riquezas de Cristo são maiores do que as riquezas de Faraó, mesmo que o caminho para a riqueza de Cristo nos leva através do sofrimento. Ainda vale a pena seguir a Cristo. 
  
Nós temos que ter uma visão que vê mais do que os problemas, mas também vê a possibilidade por causa do poder de Deus. Esta é a visão que devemos compartilhar com aqueles que Deus nos dá para liderar.

IV. Firmeza

Hebreus 11:27 “Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível”. 
  
Decisões devem ser tomadas, mesmo se elas envolvem medo e risco. Moisés tomou a decisão de abandonar o Egito (a segurança de Israel) e sair para a terra prometida (segurança de Deus). 
  
Mas sair da segurança do homem para segurança real de Deus, inevitavelmente, nos leva através do deserto e prova a nossa fé em Deus. Mas, é preciso líderes espirituais reais para liderar o caminho, mesmo em face da oposição.

V. Desempenho

Hebreus 11:28 “Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos não lhes tocasse”. 
  
Agora; uma coisa é decidir e outra coisa é fazer. Quando Moisés estava negociando a libertação de Israel do Egito com Faraó, ele pronunciou as pragas, uma por uma para o Egito. Quando chegou a páscoa, Moisés conduziu Israel para ser obediente à observância, mesmo em uma terra estranha, porque isso era o certo. 
  
Era uma figura da cobertura e da redenção fornecida pelo sangue derramado de Cristo na cruz. Essa aspersão do sangue salvou o crente Israel e condenou o descrente Egito. É a mesma coisa hoje. Precisamos de líderes espirituais para nos conduzir em obediência a Cristo.

VI. Liberdade

Hebreus 11:29 “Pela fé os israelitas atravessaram o Mar Vermelho, como por terra seca; e tentando isso os egípcios, foram afogados”. 
  
Quando Deus diz marche, é hora de se mover. É responsabilidade dos líderes espirituais liderar o povo de Deus através do Mar vermelho da vida. O mar está na frente de nós, as montanhas estão de ambos os lados de nós, e o inimigo está se aproximando atrás de nós. 
  
Deus diz que Ele vai abrir o mar e nos dar passagem a seco para o outro lado. É hora de marchar e os verdadeiros líderes com as características de liderança de Moisés conduzir o povo de Deus para o outro lado. 
  
Não é à toa que a maioria dos judeus e dos cristãos e de outras religiões igualmente considera Moisés um dos líderes mais capazes de todos os tempos. Ele foi um grande líder espiritual que encarna as grandes características de liderança listadas na Bíblia e que não descrevem apenas Moisés, mas outros grandes líderes que seguiram a Deus, incluindo Davi, Neemias e o Apóstolo Paulo, para citar apenas alguns. 
  
E, claro, as características de liderança de Cristo e seus ensinos sobre a fé ofuscam todos eles. (Hebreus 12:1-3) 
  
Hebreus 12:1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 
Hebreus 12:2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. 
Hebreus 12:3 Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas. 
  
Será que estas características de liderança descrevem o seu tipo de liderança? Talvez você precise trabalhar em uma ou duas dessas características para se tornar o líder que Deus quer que você seja para Ele na obra do Reino que Ele lhe deu. 

FONTES DE PESQUISA
  
http://www.opregadorfiel.com.br/2013/11/as-caracteristicas-de-lideranca-de.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?