Lição 01 - Como Ser Uma Bênção

"Eu Sou o Deus Todo Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito" 
Gênesis 17.1b

Texto Bíblico Básico: Gênsis 12.1-9


ABRAÃO SE TORNOU UMA BÊNÇÃO PELO QUE O SENHOR FEZ NELE.
“Far-te-ei uma grande nação … e serás uma bênção”(Gn 12.2). Esta promessa que Deus deu a Abraão  Ele cumpriu duma forma abundante.  Foi pelo que o Senhor fez tanto na vida de Abraão como na dos seus descendentes, que ele se tornou uma bênção, que ainda hoje impressiona.
O que o Senhor fez na vida de Abraão constitui-se um verdadeiro exemplo. Deus nos convida a “andar nas pisadas daquela fé de nosso pai Abraão” (Rm 4.12). Assim também Deus fez grandes coisas por Israel e seus descendentes, escolhidos para serem o seu povo próprio (Dt 7.6), para por meio dele fazer conhecida aos povos em redor a grandeza de Deus. Deixa, portanto, Deus operar em ti, e serás também uma bênção.
A promessa feita a Abraão conforme alguns estudiosos da Bíblia foi sétupla:
  1. Ele seria o pai de uma grande nação. A palavra hebraica usada aqui é goy, e não am (povo). É um conceito político, implicando em uma base territorial. Aqui de fato se encontrava o teste da fé de Abraão em Deus, porque com setenta e cinco anos ele ainda não tinha herdeiro!
  2. Deus o abençoaria durante a sua vida. Isto significava que ele iria ser protegido de qualquer dano e que ele gozaria do favor de Deus de forma ainda não imaginadas.
  3. O próprio Abraão seria uma figura mundial (o seu nome iria ser grande). Não se pode culpar um homem por querer ser conhecido em círculos mais amplos. O erro está na razão indigna para esse desejo e nos métodos questionáveis empregados para alcançá-lo.
  4. Ele seria uma bênção para outras pessoas. Não é suficiente querer um lugar de destaque só por amor à fama. Abraão seria abençoado por Deus para que pudesse ajudar os outros. Cargos elevados devem inspirar um senso de responsabilidade, e não de mero gozo dos privilégios especiais neles inerentes.
  5. As suas bênçãos seriam compartilhadas com aqueles que o recebessem, pois desta forma  eles declarariam a sua abertura para com Deus.
  6. Os que amaldiçoassem (degradassem, desprezassem) Abraão, com esse ato revelariam insensibilidade para com Deus, que estava operando nele, e precipitariam a ira de Deus sobre si próprios.
  7. A sua influência benéfica seria universal. Temos aqui, a primeira alusão ao conceito do universalismo inerente na fé de Israel.

A OBEDIÊNCIA É O VEÍCULO PARA AS BÊNÇÃOS

Deus  escolheu a Abrão  tirando-o do meio de sua parentela , para fazer dele uma benção para todas as nações.Deus  quer fazer  de nós  também uma benção para as demais pessoas. Estamos acostumados a ser abençoados ,mas  o Senhor Jesus fala em sua  palavra para cada um de nós ; “  TU  SERÁS  UMA  BENÇÃO “. Abraão  ouviu e obedeceu  a voz do Senhor .  A obediência  é um grande  principio para que alguém  seja  uma benção  e seja  abençoado. Devemos obedecer o chamado de Deus  em nossa vida  . Para poder   ser uma benção  temos  que ser  submissos  a vontade do Senhor . A essência da  obediência  e negar–se  a si  mesmo , sua própria  vontade e seu querer e submeter-se  a   vontade   de  Deus, assim seremos uma benção. Quando o homem propõe  obedecer a Deus  e cumpre isso fielmente,  o Senhor também age em favor do homem e cumpre as bênçãos prometidas. Todavia, a obediência só  será  douradora  se proceder  do coração transformado por  Jesus, e executada por vontade própria, ela é o veículo por onde a bênção chega. Todo aquele que é uma benção é reconhecido por suas atitudes diárias. Algumas atitudes são reveladas porque passam a fazer  parte do comportamento do cristão .
  • Demonstrar  amor ao próximo    ( Romanos  13: 8-10 )o desejo do Senhor  é que o mesmo amor que ele  demonstrou ao pecador  inunde o coração  de cada cristão ( 1 João  3: 16 );
  • Promover  Paz  ( Tiago 3 :18 )   Ora,  é em paz que se semeia o fruto da justiça , para os que promovem a paz.
  • Dar  testemunho verdadeiro  ( em casa , na  rua , no trabalho , na igreja , em  qualquer lugar o servo de  Deus tem que ser transparente );
  • Pregar   o evangelho   (Marcos  16:15): Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
Quando  obedecemos ao Senhor  somos uma  benção e recebemos bênçãos. Deus nos concede muito  mais do que  esperamos (Efésios 3: 20). Ora, aquele  que é poderoso  para fazer infinitamente  mais do que tudo  quanto  pedimos ou pensamos , conforme o seu poder que opera em nós. Que cada um de nós  possa  ser uma  benção para as pessoas que  vivem ao nosso redor.  

SE TU UMA BÊNÇÃO!
Fomos chamados para servirmos ao nosso Deus. Sermos sacerdotes, vasos em Suas mãos. Servos que não têm do que se envergonhar. E o que temos feito? Caminhado nessa perspectiva sacerdotal ou simplesmente agido como expectadores dos acontecimentos que nos rodeiam? Infelizmente, muitas vezes é dessa forma que nos posicionamos diante do Senhor… Não intercedemos, não nos fazemos ouvir nos céus, nos calamos diante do Pai.
Abraão foi chamado para ser uma bênção, lembram-se? “[…] sê tu uma bênção!” (Gênesis 12.1,2). E não foi um pedido de Deus, e sim uma ordem! Creio que assim como essa ordenança foi dada a Abraão, foi também para nós. “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. (1 Pedro 2.9).
Sim, temos o dever de orar, de abençoar o povo que está ao nosso redor. Necessitamos interceder por nossa nação, por nossa família, por nossos amigos, inimigos, conhecidos, desconhecidos, pelos que estão perto, estão longe, pelos crentes, descrentes, pelos que sofrem, pelos que se alegram, pelos sãos, pelos doentes, pelos perseguidos, pelos libertos, enfim, por nosso próximo, seja ele quem for, esteja ele onde estiver… Esta é a nossa missão, o nosso chamado como cristãos.
Você quer ser ouvido nos céus? Deseja que a sua voz, a sua oração adentre a santa habitação do Senhor? Então, se levante e abençoe o povo. Seja um intercessor! Coloque-se como um atalaia, um sacerdote que ama e busca o favor do Pai, para os que estão ao seu redor e então, contemple as respostas às suas orações chegarem sem detença até você.
Fomos chamados para abençoar, para servir, para amar. Não devemos contemplar as mazelas que abatem o povo e não clamar pelo favor de Deus. Nosso Deus é amor e salvador e, por esse motivo, precisamos agir. Operar por meio do clamor, da oração a favor dos que sofrem e necessitam das bênçãos do Senhor.
Deixemos de orar somente por nossas próprias necessidades. Importemo-nos também com o nosso próximo. Isso sem dúvida também significa adorar a Deus em espírito e em verdade. Que o Senhor nos ajude a sermos praticantes da sua Palavra e não somente ouvintes.
CARACTERÍSTICAS DE VIDAS QUE SÃO BÊNÇÃOS PARA O PRÓXIMO.
É de grande importância, conhecer o retrato, as características, nas vidas que são bênçãos para o nosso próximo, considerando-se o momento que estamos vivendo, quando muitos só pensam em si. Quantos que comparecem aos cultos e não conhecem e nem cumprimentam os que estão aos seus lados. Encerrada a reunião correm para suas casas e nem cumprimentam aquelas pessoas pelo menos as mais próximas.
Vamos observar o retrato de vidas que são bênçãos para o próximo:
1. São impulsionadas pelo serviço – “Servi-vos uns aos outros” (Gl 5.13). O serviço ao próximo é padrão de grandeza no reino de Deus. Jesus ensinou: “O maior entre vós seja… como quem serve” (Lc 22.26).
2. São motivadas pelo amor – Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Gl 5.14). No amor está a solução de todos os problemas sociais. Sendo efetivo, a regra áurea será uma realidade permanente as relações humanas.
3. São guiados pela mansidão – Vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão” (Gl 6.1). Jesus disse que deveríamos aprender dele, que era manso e humilde de coração (Mt 11.29). A mansidão no trato com o nosso próximo revela que temos o espírito de Cristo. É uma característica na vida espiritual.
4. São estimuladas pelo exemplo – Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo” (Gl 6.2). A consciência cristã conclui, observando o que Cristo fez por nós, que também não devemos ambicionar o serviço alheio, porque ele veio para servir (Mt 20.28).
5. São persuadidas à elevação – Quem semeia no Espírito, do Espírito herdará a vida eterna” (Gl 6.8). As obras do Espírito são aquelas que se fazem pelo amor a Deus. A elevada disposição de servir ao próximo como se servíssemos a Deus, é uma semeadura no Espírito que alegra o coração daquele que semeia, por levar alegria a outros corações.
6. São incitadas à perseverança – Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo, ceifaremos” (Gl 6.9). Ainda que não cheguemos a sentir o reconhecimento pelo bem que praticamos, não devemos desanimar. Há uma recompensa prometida àqueles que perseverarem nesse dever cristão. E aquele que prometeu não falha no cumprimento de sua promessa.
7. São benéficas a todos – Enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos” (Gl 6.10). Se o bem deve ser prestado indiscriminadamente a todos, motivo especial tem o crente para manifestá-lo àqueles a quem está ligado pelos laços da fé comum em Jesus Cristo. Amém!   
Você é Uma Bênção! Mas porque às vezes não agimos de forma abençoada? Porque tantas vezes perdemos a bênção? Porque não agimos de acordo com o que aprendemos e somos inconstantes em nossas decisões. Abrão também era assim e Deus ordenou a ele que fosse uma bênção. Não foi de forma miraculosa que isso aconteceu. Ele precisou se esforçar muito neste propósito. Isso é COMPROMISSO Deus sabia que Abrão encontraria muitos problemas pelo caminho e que o Senhor tinha grandes bênçãos para ele, por isso o Senhor resumiu tudo o que precisava nestas palavras: “sê tu uma bênção”. Às vezes pensamos que precisamos estar em um lugar abençoado, com pessoas abençoadas, coisas abençoadas e momentos de bênçãos. Na verdade tudo isso é abençoado se você for uma bênção. Nada, nenhum lugar, pessoa,coisa ou momento é abençoado se a pessoa não o for. Reflita: O que é ser uma bênção? Qual é o estilo de vida de uma pessoa abençoada? Sua igreja é uma bênção?
FONTES DE PESQUISA
http://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/chamados-para-ser-uma-bencao/
http://www.esbocosermao.com/2011/10/se-tu-uma-bencao.html
http://www.movemontanhas.com.br/estudo-biblico/como-pode-o-cristao-ser-uma-bencao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?