Lição 01 - A Volta do Senhor Jesus

"Sede vós pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima" - Tiago 5.8

Texto Bíblico Básico: João 14.1-3; Apocalipse 22.12-17



Resultado de imagem para O Arrebatamento da Igreja



EM QUE ORDEM ACONTECERÃO OS EVENTOS ESCATOLÓGICOS QUE SERÃO ESTUDADOS NESTE TRIMESTRE?

1- ARREBATAMENTO DA IGREJA - Ressurreição dos mortos (apenas os salvos) e transformação dos vivos;




2 - GRANDE TRIBULAÇÃO (na Terra) / BODAS DO CORDEIRO E TRIBUNAL DE CRISTO (No céu) - 7 ANOS




3- SEGUNDA VOLTA DE CRISTO COM A IGREJA




5- MILÊNIO (Satanás será preso e Jesus reinará na Terra durante mil anos)




6 - JUÍZO FINAL OU JULGAMENTO DO GRANDE TRONO BRANCO (Ocasião em que os mortos sem salvação serão julgados por Jesus)




O QUE É O ARREBATAMENTO DA IGREJA?

A palavra “arrebatamento” não aparece na Bíblia. O conceito de Arrebatamento, entretanto, é claramente ensinado nas Escrituras. O Arrebatamento da igreja é o evento no qual Deus remove todos os crentes da terra para abrir caminho para que Seu justo julgamento seja derramado sobre a terra durante o período da Tribulação. O Arrebatamento é descrito principalmente em I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54. I Tessalonicenses 4:13-18 descreve o Arrebatamento como Deus ressuscitando todos os crentes que já morreram, dando a eles corpos glorificados. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses 4:16-17).


I Coríntios 15:50-54 focaliza na natureza instantânea do Arrebatamento e nos corpos glorificados que receberemos. “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (I Coríntios 15:51-52). O Arrebatamento é o acontecimento glorioso que devemos todos esperar ansiosamente. Finalmente ficaremos livres do pecado. Estaremos para sempre na presença de Deus. Há excessivo debate a respeito do significado e magnitude do Arrebatamento. Esta não é a intenção de Deus. Mas ao invés disso, no que diz respeito ao Arrebatamento, Deus quer que “encorajemos uns aos outros com estas palavras.”


DUAS ETAPAS DISTINTAS

O Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo são frequentemente confundidos. É difícil determinar quando a Bíblia está se referindo ao Arrebatamento ou à Segunda Vinda. No entanto, ao estudar as profecias bíblicas do fim dos tempos, é muito importante poder diferenciar entre os dois.

Primeira Etapa

O termo “arrebatamento” deriva da palavra raptus em latim, que significa “arrebatado rapidamente e com força”. Esse evento descrito aqui refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares. O arrebatamento abrange somente os salvos em Cristo.
A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS (1 Ts 4. 16)
“Porque o mesmo Senhor descerá dos céus com alarido, e com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”
Instantes antes do arrebatamento, ao descer Cristo do céu para buscar a sua igreja, ocorrerá a ressurreição dos mortos, daqueles que morreram em Cristo.
OS CRENTES VIVOS SERÃO TRANSFORMADOS
Os crentes vivos serão transformados; seus corpos se revestirão de imortalidade. O apóstolo Paulo diz em 1 Co 15. 51, 52 “Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.”
Apesar de Jesus não ter vindo durante a vida de Paulo, ele tinha esperança de que Jesus iria voltar ainda naquela época, e pregava que Jesus iria voltar a qualquer momento. Os crentes de hoje devem ter essa mesma esperança, estamos na última hora, devemos viver na esperança de que Jesus vai voltar durante a nossa vida, irá voltar hoje!
NOS ENCONTRAREMOS COM CRISTO NOS ARES (1 Ts 4. 17)
Nos encontraremos com o Senhor na nuvens, nos ares e assim estaremos para sempre com Ele. Estaremos literalmente unidos com Cristo, levados a casa do Pai nos céu, em João 14. 2, 3 nos diz: “Na casa de meu Pai a muitas moradas, se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou prepara-vos lugar. E quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejai vós também.” Quando chegarmos lá nos reuniremos aos queridos que tinham morrido, em 1 Ts 4. 13, 14 o apóstolo Paulo nos diz: “Não quero, irmãos, que sejais ignorante acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais… porque se cremos que Jesus morreu e ressuscitou assim também os que em Jesus morreram Deus os tornará a trazer com Ele.”
 Quando o arrebatamento da igreja acontecer estaremos livres de todas as aflições, de todas as perseguições, de toda a opressão, de todo o domínio do pecado e da morte, o arrebatamento nos livrará da “ira futura”, ou seja, da grande tribulação. A bíblia insiste que anelemos e que esperemos contínua e confiadamente a volta de nosso Senhor. Em Romanos 13. 11 nos diz que a nossa salvação está agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Em Apocalipse 22. 12, 20 nos diz: “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho pra retribuir a cada uma segundo as suas obras. Aquele que dá testemunho destas coisa diz: Certamente, venho sem demora.
Segunda Etapa
A Segunda Vinda é quando Jesus retorna após a grande tribulação, para derrotar o anticristo, destruir o mal e estabelecer o seu Reino Milenar. A Segunda Vinda é descrita em Apocalipse 19:11-16. 


As diferenças importantes entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo são:

(1) No Arrebatamento, os crentes vão se encontrar com o Senhor nos ares (1 Tessalonicenses 4:17). Na Segunda Vinda, os crentes vão retornar com o Senhor à terra (Apocalipse 19:14).

(2) A Segunda Vinda ocorre depois do grande e horrível período da Tribulação (Apocalipse capítulos 6-19). O arrebatamento ocorre antes da Tribulação (1 Tessalonicenses 5:9; Apocalipse 3:10).

(3) O Arrebatamento é a remoção dos crentes da terra como um ato de libertação (1 Tessalonicenses 4:13-17; 5:9). A Segunda Vinda inclui a remoção dos incrédulos como um ato de julgamento (Mateus 24:40-41).

(4) O Arrebatamento vai ser “secreto” e instantâneo (1 Coríntios 15:50-54). A Segunda Vinda vai ser visível a todos (Apocalipse 1:7; Mateus 24:29-30).

(5) A Segunda Vinda de Cristo não vai ocorrer até depois de certos eventos dos fins dos tempos acontecerem (2 Tessalonicenses 2:4; Mateus 24:15-30; Apocalipse capítulos 6-18). O Arrebatamento é iminente, pode acontecer a qualquer momento (Tito 2:13; 1 Tessalonicenses 4:13-18; 1 Coríntios 15:50-54).

Por que é importante manter o Arrebatamento e a Segunda Vinda distintos?

(1) Se o Arrebatamento e a Segunda Vinda são o mesmo evento, os crentes teriam que passar pela Tribulação (1 Tessalonicenses 5:9; Apocalipse 3:10).

(2) Se o Arrebatamento e a Segunda Vinda são o mesmo evento, o retorno de Cristo não é iminente... há várias coisas que precisam acontecer antes do Seu retorno (Mateus 24:4-30).

(3) Ao descrever o período da Tribulação, Apocalipse capítulos 6-19 em nenhum lugar menciona a igreja. Durante a Tribulação — também chamada de “tempo de angústia para Jacó” (Jeremias 30:7) — Deus vai voltar a sua atenção principal à nação de Israel (Romanos 11:17-31).

O Arrebatamento e a Segunda Vinda são semelhantes mas eventos separados. Os dois envolvem Jesus retornando. Os dois são eventos do fim dos tempos. No entanto, é crucialmente importante reconhecer as diferenças. Em resumo, o Arrebatamento é o retorno de Cristo às nuvens para remover os crentes da terra antes do tempo da ira de Deus. A Segunda Vinda é o retorno de Cristo à terra para dar um fim ao período da Tribulação e derrotar o anticristo e seu império mundial diabólico.


O SOAR DAS TROMBETAS


A trombeta (“shofar” no hebraico) sempre muito importante na história de Israel e ainda haverá de ter papel significativo nos eventos futuros.
Trombetas podiam ser feitas dos mais diferentes materiais e assumir formas diversas. A Bíblia se refere a trombetas de prata, usadas apenas pelos sacerdotes (Números capítulo 10, versículo 2). Mais comum eram as trombetas feitas de chifres de carneiro (Josué capítulo 6, versículo 8), parecidas com os berrantes tão conhecidos no interior do Brasil. Elas eram usadas para dar avisos de diferentes naturezas para o povo. Podiam ser tocadas por sacerdotes, vigias ou outras pessoas que tivessem esse encargo.  
Por exemplo, as trombetas soaram para 
·         Convocar Moisés ao topo do monte Sinai para receber os Dez Mandamentos (Êxodo capítulo 19, versículos 19 e 20).
·         Convocar o povo para a guerra (Juízes capítulo 3, versículo 27). 
·         Avisar ao povo sobre perigo iminente (Amós capítulo 3 versículo 6).
·         Chamar o povo para participar de festas religiosas, como o dia do Perdão ou a Páscoa (Levítico capítulo 25, versículo 9).
·         Avisar ao povo sobre a coroação de novo rei (1 Reis capítulo 1, versículo 34).
·         Alertar que Deus vai falar – por exemplo, logo no início da visão dada a João no Apocalipse (capítulo 1, versículo 10), a trombeta toca para avisar que o Cristo Glorificado vai falar.   
Agora, as trombetas irão tocar também no final dos tempos, marcando o início de acontecimentos fundamentais para a história – sete trombetas sucessivas irão anunciar esses acontecimentos (Apocalipse capítulo 8, versículo 2).
Outros chamados de trombetas acontecerão ao longo dos eventos que vão caracterizar o final dos tempos, para 
·         Reunir o povo de Israel, hoje disperso pelo mundo, fazendo todos voltarem para Jerusalém, onde irão adorar a Deus (Isaías capítulo 27, versículo 3).
·         Marcar o arrebatamento dos(as) salvos(as), aqueles(as) que irão se juntar a Jesus, antes de sua volta (1 Coríntios capítulo 15, versículos 50 a 55): …nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados… 
·         Marcar o retorno de Jesus (Zacarias capítulo 9, versículo 14).

COMO DEVEMOS AGUARDAR A VINDA DE JESUS

Com fé e vigilância. Jesus exortou os discípulos a serem vigilantes. Ele afirmou: “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor” (Mt 24.42). Por não sabermos a data da segunda Vinda de Jesus, temos de ter uma conduta ilibada em nosso dia a dia. Temos que aguardar a volta de Cristo em santidade e com o coração repleto de fé. Precisamos também desejar a volta de Cristo, como os crentes de Tessalônica. Eles ficaram tão convictos e anelantes ante a mensagem que os missionários lhes pregaram concernente à segunda Vinda de Cristo, que entendiam que a mesma ocorreria naqueles dias enquanto estavam vivos (1Ts 4.15,17).

Cheios do Espírito Santo. Jesus ensinou a Parábola das Dez Virgens (Mt 25) para mostrar o que significa estar pronto para o seu retorno. Com esta parábola também aprendemos que cada um de nós é responsável, diante de Deus, por sua condição espiritual. As virgens prudentes representam os crentes fiéis, que esperam a vinda de Jesus em santidade e cheios do Espírito Santo. As prudentes tinham azeite em suas vasilhas. Este azeite representa a presença do Espírito Santo. As virgens “loucas” ou imprudentes tinham azeite, mas era pouco, suas lâmpadas logo se apagariam (Mt 25.8). As loucas representam os crentes descuidados quanto à vinda de Jesus (o Noivo) e que permitem que a chama do Espírito se extinga: “E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta” (Mt 25.10). Sem a presença do Espírito Santo é impossível o crente esperar a vinda de Jesus de forma santa.

Em santidade e em amor. Ser santo é ser separado, consagrado para o Senhor. A Palavra de Deus nos exorta a sermos obedientes e santos em toda a nossa maneira de viver (1Pe 1.13-15). Sem santidade ninguém poderá ver o Senhor (Hb 12.14). Santidade é condição indispensável a quem se diz crente e deseja ir para o céu, ao encontro do Senhor Jesus. Que jamais venhamos a amar a prática do pecado, pois Jesus está às portas.


FONTES DE PESQUISA

https://estudos.gospelmais.com.br/o-arrebatamento-da-igreja.html

http://escoladominical.assembleia.org.br/licao-3-esperando-a-volta-de-jesus/

https://www.gotquestions.org/Portugues/diferenca-Arrebatamento-Segunda-Vinda.html

http://www.sercristao.org/2016/03/13/o-soar-das-trombetas-2/

https://www.gotquestions.org/Portugues/arrebatamento-igr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?