Galera de Cristo 07 - Desânimo: Um Inimigo a Ser Vencido

"Escuta a minha oração, Senhor; atenta para a minha súplica! No dia da minha angústia clamarei a ti, pois tu me responderás" - Salmo 86.6,7


PAPO SÉRIO

ENCONTRANDO UM CAMINHO DE PAZ NA ADVERSIDADE

Resultado de imagem para o crente e o desanimoO desânimo na vida da Igreja tem sido razão de estagnação e impedimentos no avanço da proclamação do nome de Cristo. Não são poucos aqueles que são afetados por esse mal, que tem minado o contexto de muitas igrejas e as impedido de cumprirem sua missão.

            É importante que se observe que o problema do desânimo se vê dentro de um pano de fundo, que meticulosamente é arquitetado pelo inimigo, objetivando impedir a igreja de avançar.

Contextos que geram potencialização do desânimo nas pessoas.

ü Ausência de perspectiva de um futuro melhor;
ü Projetos e Alvos que não se consolidam;
ü Palavras negativas por aqueles que tem uma visão distorcida da vida;
ü Crises e os problemas da vida;

Males instaurados em razão do desânimo:

ü Depressão,
ü Acomodação;
ü Auto imagem negativa;
ü Retorno ao passado negativo;
ü Perda do foco e alvos na vida.

Satanás, o articulador da instauração do gigante desânimo na vida do crente;

            É preciso ter olhos espirituais para ver que a instauração do desânimo na vida do crente é fruto do agir do Diabo objetivando aniquilar e impedir esse servo de Deus de frutificar.
            O crente desanimado se vê impotente e incapaz de avançar. Ele se vê derrotado e dentro desse contexto não percebe em sua maioria que está sendo amarrado pelo próprio Diabo.
            No contexto de uma igreja que se vê atacada pelo gigante desânimo os crentes perdem a visão e a direção do alvo. Aqueles que estão firmes tendem a cuidar dos que estão desanimados e com isso o reino das trevas prevalece,  pois com isso a Igreja para e deixa de avançar na pregação do Evangelho.
            No texto lido, vemos Paulo apresentando a direção e atitudes que devemos tomar para vencermos o desânimo e sermos encontrados frutificando na obra de Deus.

Vencemos o Gigante desânimo...

I – Quando nos tornamos espiritualmente fortes no Senhor; (V.16)

Gosto do texto de Éfésios 6.10 que nos afirma que devemos nos fortalecer na força do Senhor. Não há como vencer o desânimo por nós mesmos. A vitória só virá revestida da força do Senhor. O nosso homem interior precisa estar revestido da unção do Espírito Santo. Isso requer intimidade com Deus e dependência plena em Sua vontade. O Desânimo virá, contudo, a vitória virá Daquele que tem todo o poder nos céus e na terra. Precisamos crer e descansar nos braços fortes do Senhor.

II – Quando nos deixamos ser controlados plenamente por Cristo, (v.17).

            Em I Coríntios 2.16 lemos que “... temos a mente de Cristo”. Ter a mente de Cristo sinaliza que somos do Senhor. Logo, todas as nossas ações, desejos, motivações e outros precisam ser passados pelo crivo da vontade de Cristo. Até mesmo nas minhas frustrações, decepções e lutas, não serei eu a resolver os problemas, mas sim, o Senhor Jesus. Logo se o desânimo bateu à minha porta, que irá abri-la não serei eu, mas sim, o meu amado Jesus. Ele venceu tudo para que fôssemos vencedores. Com Cristo no controle das nossas vidas, a vitória é certa.

III – Quando compreendemos e vivemos a plenitude da graça de Deus; (v.18,19)

            Precisamos entender que a Graça de Cristo não se circunscreve às circunstâncias. Viver a Graça é poder dizer como o Apóstolo Paulo: “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (Fl 4.12,13) Diante dessa realidade maravilhosa gerada no coração daquele que creu através da Fé, podemos afirmar então que independente das circunstâncias, serei encontrado como verdadeiro adorador que adora ao Pai em Espírito e em Verdade. (Jo 4.23) – Não há como o desânimo ou qualquer outro contexto contrário, resistir a um coração quebrantado e que celebra a Deus pelo que Ele É. Isto é graça! Isto é a condição requerida por Deus para vencer o desânimo.

IV – Quando confio plenamente no Poder de Deus que opera o milagre em mim; (20,21)

            “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.” (Ef. 3.20,21). Confiar é entregar e descansar. Esse é o caminho certo para nossa vitória sobre o desânimo. Deus é infinitamente poderoso e quer nos abençoar. Contudo, confiar é fundamental. Quando descansamos e confiamos, o controle é assumido por Deus. Logo, respostas são ministradas aos corações daqueles que creem e esperam por Ele. Esse é o caminho que instaura a vitória sobre o desânimo.

            É imprescindível que vençamos o gigante desânimo! Contudo, para vencê-lo é preciso estar arraigados e praticando a Palavra do Senhor. São os valores da Palavra de Deus, que se tornam o combustível necessário, para nos fazer transpor os mares de lutas e derrotas para chegarmos à vitória plena. É dessa forma que o gigante desânimo será derrotado e o nome do Senhor glorificado em nós e através de nós.

FONTES DE PESQUISA

https://www.casadeoracaocehab.com.br/2015/01/vencendo-o-gigante-desanimo.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?