Galera de Cristo 08 - Os Propósitos de Deus Para Você

"Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir" - Salmo 139.16

PAPO SÉRIO
CONHECENDO O PROPÓSITO DE DEUS NA NOSSA VIDA
Colossenses 1:15-20; Efésios 2:4-10
Imagem relacionadaA Bíblia nos mostra que tudo começa e termina com Deus, Ele é a resposta para nossos anseios e carências. Na verdade, a Bíblia nos mostra que há um propósito estabelecido por Deus para a nossa vida, viver fora deste propósito nos coloca numa rota sem sentido, a vida se torna um enfado e isso tem levado muitas pessoas a fazerem loucuras, nada preenche, tudo é passageiro. Na realidade as pessoas buscam encontrar o sentido da vida.
A questão não é você, não é nós, o importante é saber que tudo começa e termina com Deus, Ele é a explicação da nossa existência, fomos planejados e criados por Ele. O propósito de sua vida é muito maior que sua reali­zação pessoal, sua paz de espírito ou mesmo sua felicidade na terra. É muito maior que sua família, sua carreira ou mesmo seus mais ambiciosos sonhos e aspirações.
Se você quiser saber por que foi colocado neste planeta, deverá começar por Deus. Você nasceu de acordo com os propósitos dEle e para cumprir os Seus desígnios. A procura pelo propósito (sentido) da vida tem intri­gado as pessoas por milhares de anos. Isso porque normalmente se toma o ponto de partida errado: o próprio eu.
Questionam-se coisas voltadas apenas para o inte­resse pessoal, como: "O que eu quero ser? O que eu de­veria fazer com minha vida? Quais são meus objetivos, minhas ambições e meus sonhos para o futuro?" Porém, concentrar-se em si mesmo jamais desvendará o propó­sito da vida. A Bíblia diz em Jó 12:10 A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é ele quem mantém todas as pes­soas com vida.
Fique sabendo que você não irá descobrir o signi­ficado de sua vida olhando dentro de si mesmo. Você não criou a si mesmo, logo não há jeito de dizer a si mesmo para que foi criado. Somente aquele que o criou poderá mostrar o propósito de sua existência. Você não pode chegar ao propósito de sua vida concentrando-se em si mesmo. Deve partir de Deus, seu Criador.
Você só existe porque Deus deseja que exista. Você foi feito por Deus e para Deus, e enquanto não compreender isso, a vida jamais terá sentido. É somente em Deus que des­cobrimos nossa origem, nossa identidade, o que signifi­camos, nosso propósito, nossa importância e nosso destino. Todos os outros caminhos levam a um beco sem saída.
Hoje as grandes empresas e até a igreja tem investido tempo e recursos para que as pessoas cresçam e sejam bem sucedidas. Pode-se em geral ser bem-sucedido ao buscar uma meta, se houver concentração para o fim proposto. Mas ser bem-sucedido e cumprir o propó­sito de sua vida são coisas absolutamente distin­tas!
Você poderia alcançar seus objetivos pessoais, tornando-se um sucesso pelos padrões do mundo, e ain­da assim falhar em alcançar os propósitos para os quais Deus o criou. Precisamos colocar Deus em primeiro lugar, ele deseja e quer que cresçamos e tenhamos sucesso, mas isto deve ser o resultado de colocarmos Deus e sua justiça em primeiro lugar na nossa vida.

Na escala de prioridades, onde Deus se encontra em nossa vida? Se Ele e seu Reino estiver em primeiro lugar, viveremos de forma diferente e seremos mais fáceis de lidar e de conviver, viveremos por Ele e para Ele, o resto será resultado, aquilo que sonhamos será resposta da nossa fidelidade!
Então, precisamos descobrir o propósito para o qual fomos criados! Por séculos e séculos, filósofos brilhantes discutiram e ponderaram sobre o significado da vida. A filosofia é um tema importante e tem sua utilidade, mas quando se trata de determinar o propósito da vida, mesmo o mais sábio dos filósofos está apenas supondo.
Deus não nos deixou às cegas, para ficarmos nos questionando e conjecturando. Claramente Ele revelou, ao longo da Bíblia, quais seus propósitos para nossa vida. A bíblia é o nosso "Manual do fabricante", que expli­ca por que estamos vivos, como a vida funciona, o que evitar e o que esperar do futuro. Ela explica o que ne­nhum livro de auto-ajuda ou de filosofia pode saber. Em 1 Coríntios 2:7 a 9 fala da sabedoria de Deus, lá trata profundamente de seus propósitos, não sendo sua mensagem recente, e sim a mais antiga que Deus determinou como a forma de aflorar o melhor de si em nós.
Deus não é apenas o ponto de partida de nossa vida, Ele é a fonte dela. Para descobrir o propósito de sua vida, volte-se para a Palavra de Deus, não para a sabedoria do mundo. Você deve edificar sua vida sobre verdades eter­nas, não sobre tendenciosos programas de entrevista da tv, psicologia popular ou seminários motivacionais.
A Bíblia diz em Efésios 1:11: nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daque­le que faz todas as cousas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de ante­ mão esperamos em Cristo.
Encontrar Deus Pai é muito importante e fundamental, para isso Ele enviou Jesus Cristo Seu Filho como Salvador, Jesus se tornou a porta de acesso, o único intermediário entre nós e Deus. É em Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ou­vido falar de Cristo e de termos erguido nossas espe­ranças Ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que Ele está elaborando para tudo e para todos.
Podemos escolher nossa carreira, nosso cônjuge, nossos passatempos e muitas outras partes de nossa vida, afinal temos livre arbítrio, mas quando conhecemos a Palavra de Deus, saberemos fazer boas escolhas, só não poderemos escolher nosso propósito, pois já nascemos com ele e se não decidirmos cumpri-lo, a vida perderá o sentido, Deus quer que eu e você sejamos muito feliz nesta terra. 
Este texto de Efésios nos dá três descobertas a respeito de nosso propósito:
1. Você descobre sua identidade e propósito por meio de um relacionamento com Jesus Cristo. Se ainda não tem esse relacionamento, comece hoje entregando sua vida a Ele.
2. Deus já pensava a nosso respeito muito an­tes de pensamos a respeito dEle. O pro­pósito determinado por Ele para nossa vida é anterior a nossa concepção. Ele planejou isso an­tes que você e eu existíssemos, sem a nossa contribuição. Ele nos amou primeiro, então precisamos fazer a escolha certa.
 
3. O propósito de nossa vida na terra cabe em outro pro­pósito muito maior, Deus pla­nejou uma vida além desta, Ele planejou a eternidade com Ele nos Céus, esta vida que vivemos aqui é uma preparação para a eternidade.
Volto a dizer: Sem Deus a vida não faz sentido. Talvez você tenha se sentido perdido a respeito de seu propósito na vida. Parabéns! Está prestes a cami­nhar para a luz de Deus. Apenas continue vindo na célula e te convidamos para vir no nosso culto na igreja, aqui e lá Deus falará poderosamente com você!
Para descobrir o propósito de Deus para sua vida, você precisa buscar um relacionamento profundo com Ele. Veja o que o profeta Elias disse ao rei Acabe: "Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra" (1 Reis 17:1).
Essas palavras de Elias não vieram de um relacionamento superficial, mas de uma verdadeira intimidade com Deus. Muitas vezes nós queremos ter autoridade espiritual, sem renunciar o pecado e nossas próprias vontades. Mas isso é impossível. Elias tinha essa comunhão com Deus e isso fez com que ele tivesse plena certeza de seu chamado como profeta. Essa certeza de que ele estava fazendo a coisa certa, lhe deu a autoridade espiritual para dizer: "Não vai chover!" Da mesma forma, as suas palavras não trarão resultados se você não tiver o costume de falar com Deus. Muitas pessoas falam coisas que não devem, fazem fofocas, falam palavras maliciosas e depois profetizam as bênçãos de Deus, como se tudo fosse a mesma coisa. Veja o que a Bíblia diz:
"Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce" (Tiago 3:9-12).
Se você apenas determinar a bênção, Deus vai fazer? Não. É preciso ter intimidade com o Senhor e entender que a vontade dEle será feita, e não a sua. Se você quer descobrir o propósito de Deus e ser uma pessoa realizada naquilo que faz, você deve buscar a santidade em cada área de sua vida. Vou citar três coisas que nos ajudam a desenvolver uma comunhão profunda com o Senhor: A primeira é a oração: "Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo" (Judas 1:20). O cristão desenvolve o seu relacionamento com Deus pela fé, orando durante o seu dia e antes das decisões que precisa tomar. Outra forma de nos aproximarmos de Deus é o jejum. A Bíblia deixa claro, em várias passagens, que o jejum e a oração andam juntos, porque o jejum é uma disciplina que nos dá mais vontade de orar e nos santificar. Veja algumas passagens: "E então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite" (Lucas 2:37); "Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram" (Atos 13:3); "Ele respondeu: ‘Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum’" (Marcos 9:29). A leitura da Palavra de Deus e a meditação nela também são muitos importantes para entendermos qual é o propósito de Deus para nossa vida. Por exemplo: Em Romanos 8:29 diz que o propósito de Deus principal aqui na Terra é ter uma família cheia de irmãos semelhantes ao Seu Filho Jesus. Veja: "Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos". Com isso, sabemos que tudo o que acontece em nossa vida tem este propósito: nos fazer mais parecidos com Jesus.
Então, meu irmão, busque esse relacionamento com Deus e tenho certeza que você começará a perceber Deus agindo e realizando os propósitos dEle na sua vida!
Compartilhar: Você já parou para pensar ou se sentiu confuso sobre o propósito de sua vida? Depois que você conheceu Jesus Cristo sua vida mudou, seus olhos abriram-se para coisas novas?

FONTES DE PESQUISA
http://www.iacc12.com.br/estudo-biblico/esboco-para-celula.asp?id=391
https://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/descubra-o-proposito-de-deus-para-sua-vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?