Lição 06 - O Crescimento Ideal

"Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvado Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!" II Pedro 3.18

Texto Bíblico Básico: Efésios 4.1-3,7,12-16

OS ASPECTOS DO CONHECIMENTO

Resultado de imagem para CRESCIMENTO ESPIRITUALNinguém nasce completo e com grande estatura no âmbito físico ou espiritual. E o crescimento que não obedece ao curso natural de leis e princípios que o regem gera anomalias e deformidades.

Seguindo este raciocínio, no mundo espiritual, ou o cristão cresce, ou fica medíocre, pois os pilares da vida cristã precisam ser exercitados dia a dia até chegar a um nível de crescimento ideal.

Esses pilares são eles: a fé (Romanos 1.17), o conhecimento (Oséias 6.3), a graça (2 Pedro 3.16-18), a santificação (Hebreus 12.14) e as experiências espirituais (2 Coríntios 3.18).


Sabendo disso, atente para o fato de que é necessário crescer de maneira uniforme, tanto na graça como no conhecimento, senão o cristão será vítima da heresia e da ignorância espiritual.

Assim, alguns crescem na graça, mas não no conhecimento, e permanecem meninos, pois não estudam a Palavra. Os anos passam, e eles continuam sendo novos convertidos que não sabem discernir a voz de Deus e a dos homens, nem a emoção e o poder espiritual.


Há também os cristãos que progridem no conhecimento, mas não na graça. Eles racionalizam tudo e não têm experiências espirituais. São como os fariseus descritos em Mateus 23: estão cheios de conhecimento sobre as leis espirituais, mas não procedem com amor.

Há dentro da Igreja um terceiro tipo de cristão: o fraco, que não progride nem na graça nem no conhecimento (1 Coríntios 7-10).

Ele é facilmente influenciado pelos demais e fica escandalizado com qualquer coisa, sendo considerado enfermo na fé (Romanos 14.1). Ele tem de crescer e amadurecer proporcional e progressivamente na fé, a fim de alcançar a estatura de Cristo, ser uma testemunha poderosa do amor e do poder de Deus e dar frutos para o Reino de Deus.


Quem deseja crescer na graça e no conhecimento de Deus, precisa ter algumas atitudes fundamentais, entre as quais destaco:

1. Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar. O que apóstolo Paulo, em Colossenses 3.1,2, ensinou: Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra.

2. Ter vontade de aprender e paciência. Infelizmente, existe gente que mal se converte e, dois anos depois, já é consagrado pastor. Está errado! Para que o recém-convertido possa desenvolver a fé com solidez, deve primeiro participar dos cultos, ouvir as pregações e freqüentar a Escola Dominical.

Assim, entenderá a autoridade espiritual, o plano da salvação e as doutrinas básicas, conseguirá praticar os ensinamentos da Palavra de Deus até atingir certo grau de maturidade espiritual.


3. Estudar a Palavra de Deus. O apóstolo Paulo estudava as Escrituras meditando, refletindo, pensando e analisando a profundidade dos princípios e das profecias, a fim de conhecer melhor Deus e seu plano de salvação para a humanidade (2 Timóteo 4.13). Peça para o Espírito Santo iluminar sua mente e ajudá-lo a compreender a Palavra de Deus.

4. Desenvolver um relacionamento pessoal com Deus. Daniel orava três vezes ao dia, porque ele queria ter intimidade com Deus (Daniel 6.10). Se você não dobrar o joelho para adorar e clamar a Deus, lançando sobre Ele toda a ansiedade e compartilhando suas preocupações e fraquezas, não alcançará o crescimento ideal na vida cristã nem intimidade com Deus.

O crente que ora, lê a Palavra e medita sobre ela, aprende a ouvir a voz de Deus, tem discernimento espiritual, direção e vive triunfantemente com Cristo viveu.


5. Viver em comunhão com a Igreja. É importante ter comunhão com o Corpo de Cristo, que é um conjunto de membros interdependentes (Romanos 12.4-10; Colossenses 3.13). O cristão que fica isolado do Corpo não cresce com ele e morre espiritualmente.

6. Ser perseverante e ativo na obra de Deus. O cristão que vive conforme os princípios que Deus estabeleceu em Sua Palavra, obedece a Deus e cresce na graça e no conhecimento do Senhor.

Esse cristão ama, perdoa, foge da sua carne, evita pecado, dá dízimo e oferta, evangeliza e exerce a mordomia cristã, alcançando, assim, o amadurecimento na vida espiritual e produzindo frutos que glorificam a Deus e engrandecem Seu Reino (Mateus 7.24,25).



7 ATITUDES QUE NÃO DEIXAM A VIDA ESPIRITUAL EVOLUIR

(1) Falta de objetivos espirituais

Provavelmente você tem seus planos para sua vida sentimental, vida familiar, vida financeira, etc. Quer se formar, comprar um carro, construir uma casa. Isso é muito bom. Mas quando temos apenas planos focados em nossa vida material iremos ruir. Planos para a vida espiritual são importantíssimos! Você tem planos para sua vida com Deus? Planos que contemplem sua leitura da Bíblia, aprendizado de teologia, serviço ao próximo, etc.? Se não os têm certamente sua vida espiritual se manterá a mesma durante anos, sem evoluir nadinha de nada; e, ainda, correrá o risco de ir para trás. Jesus contou sobre um homem que só tinha planos materiais e que foi questionado por Deus devido a esse comportamento errado: “Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12:20).

(2) Falta de planejamento da vida com Deus

Ter planos espirituais é bom. Mas eles só virarão realidade se houver planejamento. Jesus disse algo interessante: “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?” (Lucas 14:28). Precisamos sonhar, mas também precisamos trabalhar para realizar. Quem não se organiza, por exemplo, para ler a Bíblia e orar no seu dia a dia, nunca conseguirá fazê-lo, pois, qualquer outra atividade tem poder de dominar o tempo que não planejamos.

(3) Procrastinar as práticas espirituais

Procrastinar é empurrar com a barriga. É o famoso “amanhã eu faço”. Quantos janeiros já se passaram e você fez as mesmas promessas de ter uma vida mais fervorosa na presença de Deus? Por que não consegue tirar esse objetivo do papel? Geralmente fracassamos em planos espirituais porque os procrastinamos. Empurramos com a barriga, deixamos para depois. Cuidamos das “urgências” da vida e a vida espiritual vai ficando para depois. Infelizmente, depois, acaba-se por colher consequências ruins de uma vida espiritual enfraquecida ou inexistente, que gera um crente extremamente fraco e problemático.

(4) Colocar a culpa do seu fracasso em algo ou alguém

Se alguém é culpado por eu não crescer espiritualmente esse alguém não sou eu! Gostamos de achar culpados e de não assumir a nossa culpa! Mas se a minha vida com Deus anda em pedaços o único culpado sou eu mesmo. Quem tira seu corpo fora e não assume a sua própria responsabilidade, nunca terá força e ousadia suficientes para mudar a situação. Nunca terá uma vida espiritual forte e vigorosa. Judas preferiu o suicídio a assumir sua culpa, se arrepender e mudar. Pedro assumiu que negou Jesus, se arrependeu e houve uma transformação fascinante. Quem você quer ser: Pedro ou Judas?

(5) Apenas reclamar e nunca agir

Tudo é difícil para quem não quer se esforçar. Quem quer realmente, de fato e de verdade, ter uma vida com Deus, corre atrás. Quem fica apenas reclamando das dificuldades da vida cristã e nunca coloca a mão no arado, não conseguirá ter uma vida espiritual saudável. Reclamar usa a nossa energia que deveria estar sendo aplicada naquilo que edifica.

(6) Não ter disposição para abrir mão de coisas

Vida cristã não é fácil. Vida com Deus também não. Jesus disse que o caminho seria apertado e estreito. Disse também que teríamos que negar a nós mesmos, que teríamos que carregar a nossa cruz (Marcos 8:34). Isso tudo significa que o servo de Deus que deseja crescer espiritualmente necessariamente deverá abrir mão de coisas que não edificam em prol da sua vida com Deus. Se não aprender a fazer isso não vai evoluir e, pior, talvez vá descobrir que nunca foi de verdade um servo de Deus.

(7) Muita ocupação e preocupação com as coisas do mundo

O Diabo tem usado uma estratégia extremamente eficiente em nossos dias: manter as pessoas ocupadas e preocupadas com qualquer coisa que não seja o reino de Deus. Muitos crentes têm estado bitolados com as coisas do mundo, fascinados com a busca pela riqueza, de status e do poder. Enquanto estão extremante distraídos com tudo isso, as suas famílias e outras coisas importantes de suas vidas vão sendo destruídas e, claro, suas vidas espirituais também. Desânimo para participar da obra de Deus, tristeza, distância do Senhor, uma vida de frequentes derrotas para o pecado. Esses são alguns dos sintomas que mostram que um servo de Deus não está evoluindo em sua vida espiritual. Sintomas de que possa até mesmo estar regredindo. São sintomas que precisam ser tratados, caso contrário, trarão dor e destruição à vida do crente. Pensando na vitória sobre esses sintomas, levantamos nove atitudes que não deixam a nossa vida espiritual evoluir, antes, a ajuda a afundar cada vez mais, nos levando para longe do Senhor. Sabendo dessas atitudes negativas, cabe a nós lutarmos para que elas não façam parte da nossa vida.

COMO CRESCER ESPIRITUALMENTE?

Estudando e aplicando a palavra de Deus, assim como comemos e exercitamos nosso corpo para crescermos.

"Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação" (1 Pedro 2:2). A comida é essencial para o crescimento de todos os seres vivos. Para alimentar o espírito do homem exige-se estudo e meditação da palavra de Deus. Há várias coisas a serem lembradas sobre uma alimentação correta. 
1. Alimentação deve acontecer regularmente. Geralmente, pode-se ficar com "fome" após apenas algumas horas sem comer. E nós? Nos alimentamos diariamente com as palavras de Deus?
 2. Toda pessoa deveria ter uma alimentação equilibrada. Alimentando-se somente de cereais e de nenhum legume, não haverá bom crescimento do homem. Devemos estudar todas as partes da palavra de Deus. 
3. É bom ficar atento aos aditivos; estes são muitas vezes prejudiciais à saúde. Paulo pregou as puras palavras de Deus sem as alterar (2 Coríntios 4:2). As observações feitas por vários homens nas Escrituras podem vir a ser de grande ajuda. Não devemos nos deixar ser levados pelos ensinamentos do homem e sim pelas palavras de Deus.

O exercício é outro componente vital para o crescimento (Hebreus 5:12-14). O exercício em si envolve o uso da comida que ingerimos; espiritualmente, aplicamos os ensinamentos de Deus em nossas vidas. Por exemplo, lemos que devemos viver sensata, justa e piedosamente (Tito 2:12); precisamos, então, nos comportar desta forma. Devemos permitir que o aprendizado de nossos estudos, mude nossas vidas. Nosso objetivo no crescimento está manifestado em 2 Coríntios 3:18 o de ser transformado na imagem de Cristo. Este é um grandioso objetivo. Que cresçamos nesta direção!

FONTES DE PESQUISA

http://www.assembleiagloria.com.br/2011/02/pastor-silas-malafaia-crescimento-ideal.html
https://www.esbocandoideias.com/2015/11/7-atitudes-que-nao-deixam-sua-vida-espiritual-evoluir.html
https://www.estudosdabiblia.net/bd14.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lição 04 - O Espírito Santo na Antiga Aliança

Lição 12 - Manassés, Uma Lição de Arrependimento

Lição 13 - Qual é o Seu Legado?